Este Seminário Exploratório financiado pela ESF (European Science Foundation) pretende analizar alguns aspectos fundamentais dos Estudos Ibéricos contemporâneos, considerando-os numa perspectiva europeia e comparatista, e criando um espaço privilegiado para o diálogo, o debate e o estabelecimento de redes de contacto entre especialistas de diversas áreas da literatura, da história e da cultura ibéricas.

Mais concretamente, este Seminário irá concentrar-se na apreciação dos conceitos de Ibéria e ibérico, considerando: o seu rigor científico; a sua validade como ponto de partida para a investigação académica; a sua relação com outros termos, conceitos e identidades de mais habitual reconhecimento (como sejam, as identidades espanhola, portuguesa, catalã, galega, basca, e também românica, europeia ou ocidental); e, mais especificamente, a sua relação com as narrativas míticas, históricas ou literárias que sustentaram (e sustentam) a construção de identidades colectivas, tendo em conta aspectos de interdependência, de conflito, de sobreposição, de semelhança e de contradição.

Por conseguinte, os objectivos específicos do Seminário são:

  • Estabelecer o “estado da arte” no campo dos Estudos Ibéricos, no que respeita a publicações, encontros científicos, associações, departamentos e projectos de investigação.
  • Discutir a validade científica e os fundamentos epistemológicos do campo dos Estudos Ibéricos, considerando as suas especificidades no contexto europeu, as suas relações (eventualmente conflituosas) com outras áreas do saber, e a sua posição face a campos disciplinares mais abrangentes como a Teoria da Literatura, a Literatura Comparada ou os Estudos Culturais.
  • Proporcionar uma perspectiva europeia e comparatista na apreciação das relações entre a formação de identidades colectivas na Península Ibérica e a construção de narrativas míticas, históricas, cinematográficas e literárias, considerando as consequências artísticas, culturais, ideológicas e sociopolíticas deste processo.
  • Reflectir sobre as semelhanças e as especificidades da formação dos diversos cânones literários na Península Ibérica, associados não apenas a diferentes línguas, mas também a diversas identidades nacionais.
  • Explorar as possibilidades de futura colaboração no desenvolvimento, a nível europeu, de redes científicas, projectos coordenados, publicações especializadas ou associações de âmbito académico no campo dos Estudos Ibéricos.